Nossa História

Conheça abaixo um pouco mais sobre a história do Hospital Estadual de Sapopemba (HESAP):

Referência em atendimento Clínico, Cirúrgico e Ortopedia

O Hospital Estadual “Valdemar Sunhiga” de Sapopemba (Hesap) foi inaugurado em abril de 2003 pelo Governo do Estado de São Paulo. A partir de 2009, o Hesap passou a ser gerido pela Organização Social de Saúde Seconci-SP – Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo, responsável pela gestão de 17 equipamentos de saúde pública estaduais e mais de 56 unidades de saúde no município de São Paulo.

O Hesap possui uma área de 15 mil m² com 12 pavimentos e oferece atendimento de média e alta complexidade para internações de urgência e emergências nas especialidades de obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral e ortopedia. Já para cirurgias eletivas, as áreas são de cirurgia geral, ginecologia, cirurgia reparadora, cirurgia infantil e ortopedia.

A unidade ainda oferece atendimento móvel pré-hospitalar referenciado, atendimento obstétrico de urgências e emergências no Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico (PSGO) em sistema de “porta aberta”.

A unidade conta com:

  • Centro Cirúrgico e Obstétrico com 07 salas cirúrgicas, 05 leitos de pré-operatório e 06 leitos de recuperação pós-anestésica;
  • 02 UTI Adulto, com 10 leitos cada;
  • 01 UTI Neonatal, com 11 leitos;
  • 05 Salas de Centro de Parto Humanizado;
  • 06 Leitos de patologia obstétrica;
  • Pronto-Socorro de Obstetrícia, com 1 sala de triagem, 1 sala de medicação, 1 sala de emergência, 2 consultórios, 1 sala de cardiotocografia e 1 sala de observação;
  • 33 Leitos de Alojamento Conjunto;
  • 43 Leitos de enfermaria clínica;
  • 15 Leitos de enfermaria ortopédica;
  • 18 Leitos de enfermaria cirúrgica;
  • Pronto-Socorro adulto, com 21 leitos de observação, 4 leitos de trauma e 3 leitos de emergência.

Especializado em atendimentos de alta complexidade

O HESAP realiza cirurgias eletivas nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, mastologia, cirurgia reparadora pós-bariátrica, cirurgia infantil e ortopedia, além dos Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico:

  1. Endoscopia, Colonoscopia e CPRE;
  2. Análises Clínicas, em parceria com a AFIP – CEAC Norte;
  3. Diagnóstico por Imagem, em parceria com SEDI II – Seconci-SP:
  4. Tomógrafo;
  5. Radiologia Simples e Contrastada;
  6. Ultrassom, Doppler e Ecocardiografia,
  7. Métodos Diagnósticos em cardiologia: ECG.

A partir de julho de 2014, o Hesap passou a contar também com o Hospital Local de Sapopemba.  A área construída é de aproximadamente 3.397 m², distribuídos em dois pavimentos.  Atualmente, a unidade conta com 20 leitos de enfermaria clínica e 10 leitos de Unidade Respiratória Assistida. 

Atendimento via SUS

Com atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), o Hesap oferece aos pacientes assistência na área de consultas ambulatoriais especializadas, exames de apoio e diagnóstico e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais à população.